quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Recortes sobre tango ouvindo Piazzolla...

" O prostíbulo é o sexo no estado de (sinistra) pureza. E o emigrante solitário que ali entrava, resolvia facilmente seu problema sexual. Mas não era com isso que o solitário homem de Buenos Aires podia preocupar-se. Era o contrário: A nostalgia da comunhão e do amor, a complementação da mulher, não a presença de um objeto de luxúria. O simples contato com o corpo do outro, com a matéria, não permite transcender os limites da solidão. Motivo pelo qual o ato sexual é visto como duplamente triste, já que não deixa o homem em sua solidão inicial, mas também agrava e ensombrece com a frustação do intento. Este é um dos mecanismos que pode explicar a tristeza do tango"
Ernesto Sábato

" Há no tango um ressentimento erótico e uma tortuosa manifestação de inferioridade do novo argentino, já que o sexo é uma das formas primárias de poder" Ernesto Sábato

" O tango não é triste. O tango é sério. É o reflexo inexcusável de nós mesmos, que somos fundamentalmente sérios..."
Luis Adolfo Sierra

2 comentários:

  1. Há quem o procure (tango ou sexo) por simples prazer. Sem aprofundamento. A solidão, nesse caso, não é fonte de preocupação. Pelo contrário: é algo valioso que precisa ser preservado.

    ResponderExcluir
  2. Nada transcende os limites de uma solidão que é só nossa. Nossa falta, é falta de ser. E o Outro não supre este vazio.

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails