sábado, 20 de março de 2010

Controle...!

Silêncio, Exílio, Astúcia.
James Joyce

3 comentários:

  1. Juan, belo hombre! Joyce é uma delícia de se ler. No livro: O Retrato de um Artista Quando Jovem, há um trecho que amo, partilho contigo: "... e o som e a dor encheram-lhe os olhos de lágrimas escaldantes. Todo o seu corpo tremia de medo; o seu braço arriava e a sua mão entortada e lívida abanava como uma folha solta no ar. Um grito saltou-lhe aos lábios, pedindo para acabar. Mas apesar das lágrimas lhe encherem os olhos e seus membros tremerem de dor e de medo, reprimiu as lágrimas quentes e o grito que lhe queimava a garganta".

    Vaso, amo comunicar contigo, sinto-me elevada por tudo que leio e releio. Realmente, há uma diferença sobre solidão e isolamento. Tenho por mim, que vivo nos dois papéis, aprecio a ausência, pois quando a presença ressurgi é avalassadora em cena, sempre uma pré-estreia. As flores insanas e descoordenadas 'cujo sentido que é a própria ausência de sentido'. Peregrina à busca das 'epifanias'. Menina ao mesmo tempo Mulher-Adulta tonta 'não' no talvez, porque amo estar no trilho da minha imaturidade literária. Pois, me conduz nos pastos verdes da busca e sede. Sou ser agradecida sempre pelas letras que tenho nas entranhas, mas consciente que sou copista do que é 'palavra'. Metida à filósofa que vive permanentemente à porta no papel de 'curvar'. E como um ave rara polvilhou no meu canteiro pessoal: 'é na penumbra que descobrimos nós mesmos. É na penumbra que nos enxergamos de corpo e alma', afinal de contas, estar morta [isolamento fundamental] é estar em vida e percorremos várias 'linhas' intensas que dão outros capítulos. "A utopia pode ter muitos defeitos, mas pelo menos, uma virtude ela tem: ela nos faz caminhar". [Cunha, Eugênio]

    Abraços 'hombre'!

    Priscila Cáliga

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  2. Não foi à toa que Lacan estudou Joyce...

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  3. Podem não ser as únicas armas, mas entendo que são as melhores.
    Só falta, agora, conseguir ser adepta.
    Silêncio sempre me assusta!

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- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

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