terça-feira, 30 de março de 2010

A luva

Pensa na glória! Arfa-lhe o peito, opresso.
- O pensamento é uma locomotiva -
Tem a grandeza duma força viva
Correndo sem cessar para o Progresso.

Que importa que, contra ele, horrendo e preto
O áspide abjeto do Pesar se mova!...
E só, no quadrilátero da alcova,
Vem-lhe á imaginação este soneto:

"A princípio escrevia simplesmente
Para entreter o espírito... Escrevia
Mais por impulso de idiosincrasia
Do que por uma propulsão consciente.

Entendi, depois disso, que devia,
Como Vulcano, sobre a forja ardente
Da ilha de Lemnos, trabalhar contente,
Durante as vinte e quatro horas do dia!...
...

Riam de mim, os monstros zombeteiros,
Trabalharei assim dias inteiros,
Sem ter uma alma só que me idolatre...


Tenha a sorte de Cícero proscrito
Ou morra embora, trágico e maldito,
Como Camões morrendo sobre um catre!"


Nisto, abre, em ânsias, a tumbal janela
E diz, olhando o céu que além se expande:
"- A maldade do mundo é muito grande,
Mas meu orgulho ainda é maior do que ela!


Ruja a boca danada da profana
Coorte dos homens, com o seu grande grito,
Que meu orgulho do alto do Infinito
Suplantará a própria espécie humana!


Quebro montanhas e aos tutões resisto
Numa absolta impassibilidade",
E como um desafio à eternidade
Atira a luva para o próprio Cristo!


Chove. Sobre a cidade geme a chuva,
Batem-lhe os nervos, sacudindo-o todo,
E na suprema convulsão o doudo
Parece aos astros atirar a luva!



Poema (A luva) de Augusto dos Anjos

6 comentários:

  1. Este eu ainda não consegui encontrar por aqui... Até mesmo em Livraria é complicado.

    Quanto tem, termina rápido.
    uma amiga leu este de Clarice e disse que é uma maravilha.

    no momento eu estou me guardando para ler meu doce presente, a Biografia dela por Benjamin Moser.


    obrigada pela visita,
    um bom dia e muita luz!

    ResponderExcluir
  2. Ele combina com você.

    Vulcano é uma música linda do Damien Rice - ah, a associação livre, rss.

    ResponderExcluir
  3. Juan,

    estou em falta ao teu cantinho. Mas, estava engajada num congresso que requereu todo meu ser e olhar minucioso. Minha entrada aqui, anuncia que tenho muito o que ler, leitura de qualidade; aguçando meus sentidos e mergulho profundo. Com certeza, enamorarei e tatuarei cada parte dos post's não lidos em meu íntimo.

    Abraços vaso!

    Priscila Cáliga

    ResponderExcluir
  4. Procuro por todo canto um livro dessa moça: Anaïs Nin.



    gostei muito da citação que deixou por lá.


    obrigada pela agradável visita!
    um abraço poético e boa Páscoa!

    ResponderExcluir
  5. Augusto dos Anjos!
    Ninguém cita Augusto dos Anjos... e aquele morcego impassível, a consciência!
    hehe...

    Bom recordá-lo!

    ResponderExcluir
  6. É vero, mas o Behr até que desenvolve isso bem, marginalmente realista.

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails