quarta-feira, 9 de abril de 2008

A Flauta vértebra

A FLAUTA VÉRTEBRA


A todos vocês, que eu amei e que eu amo, ícones guardados num coração-caverna, como quem num banquete ergue a taça e celebra, repleto de versos levanto meu crânio.
Penso, mais de uma vez: seria melhor talvezpôr-me o ponto final de um balaço. Em todo caso eu hoje vou dar meu concerto de adeus.
Memória! Convoca aos salões do cérebro um renque inumerável de amadas. Verte o riso de pupila em pupila, veste a noite de núpcias passadas. De corpo a corpo verta a alegria. Esta noite ficará na História. Hoje executarei meus versos na flauta de minhas próprias vértebras.


Maiakóvski. Poemas. Tradução de Haroldo dos campos e Boris Schnaiderman, Ed. signos 10.

3 comentários:

  1. cruz credo...da onde tu tiras essas coisas...
    mariah
    luz no seu coração irmão!

    ResponderExcluir
  2. A todos vocês, que eu amei e que eu amo, ícones guardados num coração-caverna, como quem num banquete ergue a taça e celebra, repleto de versos levanto meu crânio.
    Penso, mais de uma vez: seria melhor talvezpôr-me o ponto final de um balaço. Em todo caso eu "hoje vou dar meu concerto de adeus.
    Memória! Convoca aos salões do cérebro um renque inumerável de amadas. Verte o riso de pupila em pupila, veste a noite de núpcias passadas. De corpo a corpo verta a alegria. Esta noite ficará na História. Hoje executarei meus versos na flauta de minhas próprias vértebras."

    Querido, minha intensão jamais foi banalizar a citaçao do seu blog, sou sim uma ignorante, conheço pouco até os autores nacionais, quem dirá os russo, dos quais não tenho referência nenhuma. Você pouco me conhece, como eu também a você, males de contatos virtuais, se conhecesse saberia que tenho ares de sarcarmo, as vezes ironia, mas todos a minha volta (pelo menos assim eu espero) sabem que jamais tenho intensão de crticar (de forma pejorativa ou destrutiva) quem quer que seja...quem sou eu, e mesmo se achasse que fosse.
    Realmente, você tem razão, tenho muito (talvez nem eu saiba o quanto) aprender aqui, com você, e se você me permitir, irei aproveitar a oportunidade.
    Desculpa o comentário infeliz (mal interpretado)...parabéns pelo poema, é fantástico.
    Mariah

    ResponderExcluir
  3. que fofo (adolescente né?) seu comentário lá no Mariah. Quando eu era jovem adorava o confronto, quebrava o pau por nada e ainda saia contando e me vangloriando como se tivesse participado de um fato heróico...hoje sou pela conciliação, pelo aprendizado...pela paz!
    Aprecio a forma como pessoas inteligentes lidam com a divergência, sendo transparente, passando a limpo...
    Eu não sei tudo...não sei quase nada aliás, por isso mesmo que me embrenho em blogs como o seu.
    Beijos e a partir de hoje estás na minha lista de admirações.
    Mariah

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails