segunda-feira, 12 de maio de 2008

Olhar o outro como a nós mesmos.

O escritor palestino Edward Said, em sua vasta obra, tem como cerne a discussão da questão do orientalismo, ou seja, a invenção do oriente pelo ocidente. Neste sentido ele nos apresenta as várias formas que o ocidente usa para enfraquecer, anular e castrar a cultura Árabe, é importante nos lembrarmos que sem os Árabes, o conhecimento grego não teria chegado aos dias de hoje, sem falar da enorme importância dos mesmo para o renascimento a partir de suas proprias produções, sendo assim podemos afirmar que não existiria o renascimento sem a presença da cultura Árabe.
O motivo que me leva a esboçor algo sobre este tema não é que eu defenda essa ou aquela cultura, pois como podem ver em meu blog, não tenho crenças e não pertenço a nenhuma tradição, o motivo se dá por um comentário que ouvi no metrô, de duas moças, com bolsas largas, jeans, all star, camisa de banda, ou seja, "alternativa", as palavras delas foram as seguintes: Árabes machistas, nunca vão me deixar estudar, imediatamente me veio a cabeça a questão do orientalismo de Said, e para quem teve um pouco mais de contato com a questão da cultura Árabe, sabe que ser Árabe não é sinônimo de ser islâmico, e nos casos que o são, a questão sexual da mulher presente no alcorão, é de que a mesma tem que ter prazer, e tem o direito ao divorcio, falo isso, pois o comentário das duas moças era em relação ao árabe como islâmico.
Por outro lado se pegarmos como a mulher é vista na Biblia, perceberemos sim conotações machistas: Como a definição presente na mesma sobre a prostituta "mães das coisas repugnantes na terra" . " Esses odiarão a prostituta. Eles vão roubá-la e deixá-la nua, devoraraão sua carne e a queimarão no fogo. (apocalipse 15,5). Quando sabemos que historicamente e sociologicamente falando a prostitura é quem faz a mulher a começar a ter o direito ao prazer em uma relação sexual, são as mesmas que em uma inversão de lados, tem o prazer fora de casa, pois a mulher especificamente em São paulo, até 1930, não podia demostrar prazer sexual com seu marido, pois se o demostrasse era pecado, ela estaria com o diabo no corpo, isso é machismo.
A outra definição interessante sobre a mulher na biblia que Nietzsche nos mostra em um dos seus livros, alimentando ainda mais a idéia da presença machista na Bíblia, ..."mais vale casar-se que abrasar-se.". Não estou aqui para defender nenhum dos lados, simplismente levantei uma questão, pois acho que é perigoso andarmos com o véu da verdade absoluta, vivemos em uma país onde mesmo que incoscientemente o cristianismo é visto como lei, logo tem como livro religioso a Bíblia, logo antes de alimentarmos pensamentos "orientalistas", é importante se voltar para dentro de nós mesmos, e saber aonde se pisa, o que acredita e o que se segue.

"O povo que perde sua identidade, acaba criando outra na negação de todas as outras"

Juan Carlo Moravagine

3 comentários:

  1. Muito interessante esse ponto de vista. A parte ocidental quer literalmente “abolir” a cultura, as crenças do lado oriental. Cada povo tem na sua cultura a sua identidade. Isso é verdade, até na bíblia a um papel machista em relação à mulher. As pessoas generalizam demais, achando que todo árabe é terrorista, machista, e sei lá mais o que, e isso, deve-se ao maníaco Bush e os E.U.A, que querem que o resto do mundo siga conforme eles querem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Interessante...realmente somos alienados quando se trata da cultura oriental.
    Quanto ao fato de apontar a Bíblia como machista...sei não...será que é só Nela? Quando se estuda uma obra, seja ela qual for, não tem que se levar em conta o contexto histórico e cultural em que ela teve origem??? Na época em que a Bíblia foi escrita as mulheres não eram vistas como ser pensante...isso até mesmo na filosofia. Aristoteles mesmo, sua visão sobre as mulhres não era das melhores...

    Kelly Jessie

    ResponderExcluir
  3. acho que já conversei sobre esse assunto com alguém numa madrugada dessas da vida.

    tocou um música triste. não gostei do seu

    sorriso.estranho...precisava seriamente uma prosa com ocê moço.

    aparece qualquer hora dessas lá na Casinha...

    Beijos Amigo!

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails