segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Nevermore"..."Lenore"


Páginas do quadrinho 'O corvo', ilustrado pelo mineiro Luciano Irrthum e texto de Machado de Assis.

 Devo confessar que fiquei um tanto quando inquieto ao saber que um dos maiores escritores de todos os tempos teve um de seus contos mais famosos adaptado em uma HQ. Minha inquietude se deu no sentido de temer que o conto "o Corvo" de Edgar Allan Poe se caracteriza-se em algo fútil e descartável nas mãos de algum quadrinista. Para minha tranquilidade isso não acontenceu.

Luciano Irrthum conseguir caminhar na linha ténue que existe entre o "Pop" e a arte como expressão artistica, fazendo do quadrinho ao mesmo tempo uma leitura agradável para aqueles que somente gostam de quadrinhos como em certo sentido fiel ao conto de Poe não deixando assim os admiradores do autor do século XIX frustrados. E para aqueles que admiram não só quadrinhos como também Edgar Allan Poe  se faz necessário ter em mãos este HQ mesmo que para criticar depois de lido. Enfim foi com agrado que li em poucos minutos as 46 páginas de "o Corvo", vale ressaltar que o texto presente no quadrinho é a versão traduzida por Machado de Assis, além é claro de contar com a  ilustração de luciano Irrthum. 

Publicado pela editora Peirópolis.

Outras noticias a cerca de Edgar Allan Poe:



 

3 comentários:

  1. Seu blog tá cada vez melhor... desculpe passar tanto tempo sem aparecer por aqui, vc deve ter visto que meu blog tbm não recebe um novo texto há mais de um ano e eu, sinceramente, não sei lhe dizer o porque... mas enfim, não sabia que Poe tinha virado quadrinhos, agora tõ curiosa! e esse lance do funeral, se não me engano é uma tradição, né?

    beijos, Rafael

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em ter noticías suas Barbara, espero que esteja bem.
    Em relação ao seu blog é normal a gente passar algum tempo afastado de certas coisas, nos dedicarmos as outras e tal... e vc ainda tirando fotos?
    ...Já o lance da tradição sinceramente nao faço idéia, vou tentar pesquisar algo...abraço moça.

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails