sábado, 3 de abril de 2010

Retrato de um feriado inacabado...

 

As gaiolas foram abertas e animais de estimação são soltos acompanhados de suas mutilações em uma reunião familiar.

As taças cheias são levantadas em comemoração na ceia de origem pagã! Discursos são ouvidos em uma mesa em outro cômodo onde sentinelas a serviço do grande irmão trocam confidências com os agentes da ordem de cristo contemporânea.
Cristo este que antropologicamente está fatiado na mesa sendo servido aos presentes.

As risadas ouvidas são de Voltaire e não de Rebelais muito menos de Marquês de Sade, são alimentadas pelo vazio e pela certeza de que suas únicas certezas estão fincadas no vazio e no nada, existentes no âmbito de cada um...



A presença mesmo na ausência do cadáver celebrado e fatiado todos os anos!

... No inicio festa pagã... Hoje uma comemoração a uma celebridade guardada em palanques de mentiras regidos por figuras do barroco.

A noite chega perto do fim

As virgens não correm mais o risco de receber à visita do arcanjo Gabriel... Pois de acordo com os noticiários já se sabe que o amigo íntimo de Maria e João está a par das novidades depois de uma conversa com La Rochelle.
Segundo as mesmas fontes Rochelle teria dito as seguintes palavras a Gabriel: “Que adianta a virgindade do corpo se já não existe a virgindade do espírito. Que adianta o amor do espírito se não existir o amor da carne”.

Agora que na noite gasta pelo tempo o eclipse se aproxima e com ele o vôo dos pássaros mudos e mutilados, as gaiolas são mais uma vez fechadas, aos que não tiveram chance de sair desta vez no próximo ano haverá outra chance.

Em troca de mutilações e de cantos censurados é claro!


Poema de Juan Moravagine Carneiro



8 comentários:

  1. Gabriel procuraria sem achar. Basta um nome, apenas um e acontece guerras com vinho ou sem.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael! Venho retribuir a visita e descobrir qual será a magia do Branco de Rembrandt, já que, do artista, ouve-se mais de seu 'chiaroscuro' (o título do blog e obviamente da banda, não é uma referência ao método de clareamento dental, é??? Isso seria uma surpresa no mínimo curiosa).

    Gostei demais da conta do poema (sou mineira, vai sentir isso ainda na maneira como escrevo), uma crítica inteligente a mais um feriado que perde o significado. Já está na minha lista de leitura o Branco de Rembrandt.

    Beijo carinhoso. =*

    ResponderExcluir
  3. É um bom retrato de feriado de páscoa.

    ResponderExcluir
  4. O Branco de Rembrandt é no sentido que a representatividade do branco na obra de Rembrandt é considerado um dos maiores mistérios do mundo da arte, pois até hoje não se conseguiu descobrir de forma precisa qual "branco" Rembrandt usava em seus trabalhos. Por isso Rembrandt é considerado um pintor infalsificável.

    obrigado pela visita Kenia

    ResponderExcluir
  5. Juan,

    luxo letrativo o que leio, nado com sabor incomum. Seu articular e conduta na elaboração deste post, deixa-me de queixo caído. Cada partícula baila no fruto da maturidade e zelo pelo alfabético. Um dom de casar muito bem as palavras, desabrochando uma ideia em nobreza e impacto. Ah, como sou viciada em impacto... é por espaços assim que sempre volto e tomo um belo porre, claro que, em bebida denotada 'vinho'. Amo pisar e bailar em suas uvas, proporcionam-me um excelente degustar; vinho cujo sabor renovado e de pungente voracidade em me fazer alçar voos no prazer de ser sua leitora. Confesso... esta parte é de extrema reverência: 'que adianta a virgindade do corpo se já não existe a virgindade do espírito. Que adianta o amor do espírito se não existir o amor da carne'. Portanto, silencio-me, absorvo somente e parabenizo-o por frase tão brilhante [pelo menos aos meus olhos].

    Meu querido de asas corajosas e linguajar apaixonante, fica na paz!

    Abraços ave rara!

    Priscila Cáliga

    ResponderExcluir
  6. Rafael, não tem e-mail de contato, o que me faz voltar aqui sempre para retribuir o carinho do comentário. Sua presença no Diários, mesmo silenciosa, já é pra mim uma honra.

    Agradeço ainda pelo esclarecimento sobre a escolha do título do blog.

    Beijoca! =*

    ResponderExcluir
  7. Me desculpa Kenia.

    Nos próximos dias vou colocar no blog meus respectivos contatos (facebook, twitter), apesar de ainda não está muito bem adaptado..rsrs..! Enquanto isso uso como caixa postal o seguinte e-mail:

    obrancoderembrandt@hotmail.com

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails