"...Esse comportamento infantil é típico do homem...A criancice é típica do homem. A mulher nunca foi criança, nunca será criança. Ela vem preparada pra ser algo especial no mundo, que, no caso é uma coisa irreversível, nõa há nada que possa evitar isso que é gerar filhos. Elaé mais preparada numa série de coisas. O filho do homem é a bomba atômica, é o plástico, quer dizer, ele tem que arrumar uma outra forma. O fato de ter um filho torna a mulher um ser adulto desde que nasceu, inclusive ela está pronta para ter o filho, as meninas desde criança são especiais, você nota. Uma menina é muito mais viva, muito mais rápida, muito mais agressiva, muito mais inteligente que um menino. Depois, como a disparidada é muita, o que a sociedade faz através das mães, da mulher?...
Ela paralisa o desenvolvimento da menina. Como? Desviando pra tarefas menores, como cozinhar, lavar, varrer chão, que é uma coisa obrigatória, para qualquer menina, ou desenvolver uma outra sensibilidade, mas fora da convivência social, como balé, piano, violino, quer dizer, paralisam a menina. O menino, por outro lado, é superativado porque em geral ele é muito bobo, é muito devagar, é mais burrinho; ele não é agressivo, é chorão, é superdevagar. Então, o que fazem? esporte para que ele fique mais rápido porque, se deixar, o homem fica mais fraco que a mulher. O homem não tem estrutura física nenhuma; só tem osso, mas é através do esporte que ele fica mais forte, tanto que o intelectual, aquele que não teve atividade física, é muito frágil, fraquinho, aquele coisa desprotegida, qualquer mulher com um tapa derruba ele. Então, o homem vai desenvolvendo, através do esporte, através do jogo, através do exército, agressividade que não tem. Ele é treinado tanto, que os primeiros dias do exército são um terror para qualquer homem, mas depois ele é condicionado. À escola, só o homem ia, só o homem tinha conhecimento, lia para quando chegasse aos 30 anos, fossem igual uma menina de 15...No entanto, ainda assim a mulher efetivamente é mais adulta. O homeme endurece o corpo à força dos exércicios físicos...o pai é meninão que está no bar dando cuspe na parede, bebendo, se exibindo feito qualquer criancinha. Todos os pais são meninos, vão para campo de futebol, ficam torcendo, gritando, e na hora do gol, carregam os jogadores... isso é o pai. Mas a mãe está ali vigilante, endurece o jogo com o menino, então esse menino vira o que eles chamam de homem, esse homem cumpre suas funções, mas jamais deixará de ser menino...Continua
Texto: Primeira parte de um fragmento de uma entrevista de Henfil para revista Caros Amigos, por Neusa Pinheiro (Todos direitos reservados). Nos próximos dias neste mesmo espaço será publicado a segunda parte!
Imagem: Desenho do cartunista Henfil
O inconsciente pe infantil, dizia Freud.
ResponderExcluirfantasias de homens sobre a mulher só servem p/ provisoriamente aplacar insegurança. estereótipos.
ResponderExcluirRafa.. passando aqui pra matar a saudade de vc, ainda estou sem pc, mas com o tempo acho que tudo se resolve!
ResponderExcluirUm beijo! Mah
Oi!
ResponderExcluirPassando para desejar um ótimo fds!
Sim, eu sempre me lembro de vc. Adorei o texto! Comprovei essa teoria... Comprovei mesmooo!!! rs
Bjuss
Eu fico sempre pensando que a mãe, a mulher, muito mais do que o pai, é que forma o filho. Muitas mães educam seus filhos homens para ser machistas, dependentes, arrogantes... Enfim, o papel da mulher na educação dos filhos homens, particularmente, é importantíssimo. A mãe é o primeiro modelo do feminino que o homem tem. E há mães, muitas, que se esquecem de que estão ensinando os filhos a olhar a mulher, a entendê-la... São reflexões que vieram agora.
ResponderExcluirAbraços,
Tânia
e por detrás do arquétipo do super-homem esconde-se, tantas vezes, não apenas o menino, mas também o mais frágil ser da criação...
ResponderExcluirum abraço, juan!
Verríssimo já disse e eu concordo. Entre a biblía e Darwin eu acredito nos dois. Homem pode até ter vindo do macaco, mas a mulher com certeza é criação de Deus.
ResponderExcluirque texto excelente!!!
ResponderExcluirahhh, mania? rsrsrs... dei risada com seu comentário.
isso é bom ou ruim? rs.
engraçado, num outro comentário seu, li e reli e não entendi =P
ops...
bem... deve ser uma coisa boa lhe deixar sem palavras nos posts ^^
beijos meu caro,
e feliz dia das mães para sua mãe :)
Puxa vida, eu não conhecia essa visão do Henfil, que interessante.
ResponderExcluirVou aguardar a segunda parte .
Beijos e dia feliz aí pra vc!
Gi
Estou passando aqui senhor ciumento, pra deixar o meu comentário. =) Se comportamento infantil é típico de homem, eu devia ter nascido menino, porque ninguém me aguenta às vezes!!!
ResponderExcluirEu sou moleque desde sempre, sempre na companhia dos meninos - não tenho uma melhor amiga, não me dou bem com meninas! Blergh! São umas chatas. =P Sinto falta de ter tido um irmão. Acho que a gente ia se divertir bem mais do que eu me diverti só com as minhas duas irmãs. Sou meio 'aguada' com irmão, por isso me apego sempre a meninos e homens quando se aproximam.
Beijo carinhoso Rafa. Sempre. =*
Ou seja, somos os bobos da corte.
ResponderExcluirJuan, bom o som do Satelite Kingston, som de festa, valeu ter ido ontem ao sesc.
abraços.
Poucos de nós admitem, mas a superioridade feminina é notória! Concordo em tudo! Aliás. vc tem sempre um excelente texto em seu blog!
ResponderExcluirMeu aplauso!
Olá, obrigada pela visita e comentário no meu blog..
ResponderExcluirVim conhecer o seu, gostei e já sou sua seguidora..Aliás, parabéns pelo post!
Bjos!
=)
sempre acho que deveria ter nascido homem...nunca vejo em mim essa "aura" que todo mundo vê na mulher!
ResponderExcluirJuan, somos todos iguais, mas diferentes. Insisto que, por misteriosos desígnios, bichinhos machos e fêmeas nos criou o Grande Programador, e assim se consigna no Génesis. Ao matriarcado intrínseco sucedeu-se o patriarcado atávico, e o melhor que a Humanidade pôde fazer com tais bichinhos perigosos é o que aí está, e dane-se o planeta... Em "O QUE ELAS QUEREM?" [ http://www.votebrasil.com/coluna/caio-martins/o-que-elas-querem ]pondero sobre o tema... Seria mais fácil (e inteligente) se juntos, e não um contra o outro...
ResponderExcluirHenfil, grande filosofo e bem humorado. Saudades; estarei esperando as outras partes, Valeu!
ResponderExcluirns
Mah...sinto muito sua falta...
ResponderExcluirNão deixe de dar notícias, ando preocupado com você!
Beijos
A verdade não é tão nua e crua como o relatado. Mas não deixa e ser verdade.
ResponderExcluirAguardo a 2ª parte