quinta-feira, 22 de abril de 2010

Livros e estradas

"Livros e estradas. Uma viagem através de páginas e uma viagem através de montanhas, campos e estepes.
Não importa se viajo para um sanatório, de uma cidade a outra, para uma estação de águas, ou se parto à procura de uma locação para um filme, ou se faço apenas uma viagem curta. Minha principal preocupação é sempre:...
Quais livros serão meus companheiros de viagem.
Sou indiferente ao fato de que as gravatas nõa combinam com as meias, de que a cor do chapéu nada tenha a ver com a textura de um casaco (desde que isso aconteça comigo e não com meus filmes). Quando, porém, parto em viagem, os livros precisam harmoniza-se uns com os outros e se dispor com o mesmo cuidado com que se faz um arranjo de flores. A escolha é influênciada, até certo ponto, pela paisagem que espero ver.
Com freqüência nõa é para harmonizar, mas para contrastar.
Naõ entendo a poesia; ela nunca me pegou de verdade, mas o barulho das rodas que giram e o ritmo da poesia - eis aí uma combinação absolutamente indispensável e que começou muito cedo"

Trecho de Serguei Eisenstein: Uma Autobiografia, Ed. Companhia das Letras, 1987, pp. 107.
Imagem: Cena doo filme (O Encouraçado Potemkin), de Sergei Eisenstein, 1925.

8 comentários:

  1. [estranho como a nossa mente funciona: você cita, Eisenstein, mas essa desolação lembrou-me o Ingmar Bergman... tenho saudades!]

    um imenso abraço, Juan

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu precisaria de uma mala bem grande para meus "companheiros de viagem".

    ResponderExcluir
  3. Eu costumo dizer que não tenho livro de cabeceira. Tenho livro de porta-luvas.
    Sempre preciso levar alguém a algum lugar e tem que ter um livro no porta-luvas para ajudar na espera.
    Na minha última viagem levei 'Os irmãos Karamazov'. Tem uma foto minha dormindo com ele...
    rsrs

    ResponderExcluir
  4. O filme é Um homem sério. Poesia reunida chegaria antes de mim nessa viagem. A. Prado.

    ResponderExcluir
  5. Para iniciarmos as postagens e tornar o nosso blog mais conhecido, nossa primeira interação com os amigos será uma Postagem Coletiva. Venha participar!

    ResponderExcluir
  6. "o barulho das rodas que giram e o ritmo da poesia"
    Que verso mágico! Se a viagem não é justamente isso: na roda da poesia!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Pollyanna

    É o jogo do contente, Juan.

    ResponderExcluir
  8. Passei por aqui e voltarei. Grata e abraços.

    Abraços

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails