terça-feira, 20 de abril de 2010

Não seja perfeito!


“...Na verdade, aqueles entardeceres com rum e luz dourada e poemas duros ou melancólicos e cartas aos amigos distantes me faziam ganhar confiança em mim mesmo. Se você tem idéias próprias - mesmo que sejam poucas idéias próprias - tem que compreender que estará sempre encontrando caras feias, gente que vai fazer questão de lhe dar o contra, de diminuí-lo de fazer você entender que não tem nada a dizer, ou que você deve evitar aquele sujeito porque é louco, ou efeminado, ou um verme, um ladrão,outro porque é punheteiro ou voyeur ,outro porque é ladrão, outro macumbeiro, espírita, maconheiro, outra porque é canalha, indecente, puta, sapatona, mal-educada....
Ele reduzem o mundo a umas poucas pessoas hibridas, monótonas, aborrecidas e perfeitas. E assim querem transformar você num excluído, num merda. Jogam você de cabeça na seita particular deles para ignorar e suprimir todos os outros. E lhe dizem:

"...A é assim, meu senhor, um processo de seleção e descarte. Nós somos donos da verdade. O resto que se foda. E como passam trinta e cinco anos martelando isso no seu cérebro,quando você está isolado se acha o máximo e se empobrece muito porque perde uma coisa bonita da vida ,que é desfrutar a diversidade, aceitar que nem todos somos iguais e que se assim fosse seria muito chato..."

Trecho do conto (A lembrança da ternura), de Pedro Juan Gutiérrez
Imagem: Cena do filme (Crime e Pecados), direção de Woody Allen.

11 comentários:

  1. é preciso, com tropeços ou não, ir além do umbiguinho gorduroso ou sarado.

    ResponderExcluir
  2. Um processo de seleção e descarte.

    Sou LOUCA por este cubano :)

    E este filme, lindo, lindo.

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo. Há quem lute pra se encaixar nos padrões de perfeição social ainda. Você conhece o conto "O homem da cabeça de papelão"?
    Vou deixar o link para uma postagem que eu fiz no Diários de Filosofia no ano passado, tem um vídeozinho que você pode assistir caso não conheça. Sobre ser alguém - espero que a leitura seja agradável e que a gente possa trocar mais idéias sobre isso depois.

    Beijo-te com o carinho de sempre. =*

    ResponderExcluir
  4. "Jogam você de cabeça na seita particular deles para ignorar e suprimir todos os outros".

    Se sofrermos por tudo o que não somos ou ainda por tudo o que somos, melhor esquecer de viver.

    Excelente postagem.

    Beijo, querido!

    ResponderExcluir
  5. a cada dia o mundo aprecia mais a diversidade...
    mentira, o mundo está mais "bege" a cada dia que passa!

    ResponderExcluir
  6. Adoro diversidade mas diversidade com respeito. Obrigada por deixar a sua provocação no Poesias de Calliope, seja bem-vindo, sempre! Aproveito o ensejo para dizer que sou anjelista até o osso, mas não me apraz parecer com tão grande poeta porque não respeito a métrica, nem as formas poéticas pré-estabelecidas, ao contrário do meu poeta de devoção Augusto dos Anjos.

    ResponderExcluir
  7. A prostituição ideológica e emocional é, de longe, a mais desprezível.
    Um abraço! Belo trecho, este.

    ResponderExcluir
  8. sinto que a partir do momento que decidi ter minhas próprias idéias...e não ter medo de revelá-las perdi algumas pessoas do meu convívio...
    e sabe o que descobri também...
    que não me fizerem nenhuma falta!

    ResponderExcluir
  9. O que seria de nós se fôssemos todos de uma só cor?!

    ResponderExcluir

- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

Related Posts with Thumbnails