domingo, 23 de maio de 2010

Passante em uma noite escura

"A mulher como noiva é como a planta,
que promete melhor vegetação
Como esposa, a mulher é floração,
de onde o fruto da vida se alevanta...

Como mãe, a mulher é uma santa.
Como filha, a mulher é o mesmo amor.
Como irmã, a mulher tem o olor,
da angélica, do cravo e do jasmim.
Este mundo cercado é um jardim,
e a mulher dentro dele é uma flor."

(Homenagem à mulher presente no Dicionário Bio-Bibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada, de Átila Augusto e José Alvez, Ed. Universidade Federal da Paraíba)

"Quem passa pela vida em branca nuvem,
e em plácido repouso adormeceu,
quem não sentiu o frio da desgraça,
quem passsou pela vida e não sofreu.
Foi escpectro de homem, não foi homem.
Só passou pela vida, não viveu"

(Ilusões da vida de Franscisco Otaviano de Almeida Rosa)



"Eu cantando a galope, ninguém me humilha.
Tudo que existe no mar eu aproveito.
Na ilha, no cabo, península, estreito,
estreito, península, no cabo, na ilha,
em navio, em prosa, em bússola e milha!
Medindo a distância para viajar,
não quero da rota jamais me afastar,
porque me afastando o destino saí torto.
Confio em Deus avistar o meu porto,
cantando galope na beira do mar"

"A praia é uma virgem deitada na areia,
de olhos abertos, contemplando a lua.
Enquanto, na barca, a água flutua,
lá no firmamento, Diana passeia...
O sol, com ciúme, a praia incendeia,
com raiva da lua que não quis casar.
A lua queixosa começa a chorar...
Na cama do céu, coitada, desmaia!
Derramando cantos de prata na praia,
que coisa bonita na beira do mar!"

(O galope à beira-mar de dos violeiros Batista, Dimas e Otacílio)

Imagens: Xilogravuras na Literatura de Cordel.

22 comentários:

  1. Sabe, sou fascinada por literatura de cordel. Algumas das melhores conversas que já tive foram com cordelistas. Na verdade, ficava muda e ouvia atentamente as histórias contadas de forma rimada, metrificada... pareciam até ter as rédeas da vida nas mãos.

    Beijo.

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  2. e a mulher... como mulher?
    provavelmente a síntese de todos os arquétipos enunciados.
    um abraço, juan!

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  3. "Quem passa pela vida em branca nuvem,
    e em plácido repouso adormeceu,
    quem não sentiu o frio da desgraça,
    quem passsou pela vida e não sofreu.
    Foi escpectro de homem, não foi homem.
    Só passou pela vida, não viveu"

    MUITO BOM!

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  4. Aliás, o trecho acima lembrou-me este aqui:

    "Das várias formas possíveis de infelicidade, me parece mais aflitiva não é necessariamente a que mais dói. Muito mais trágico me parece o destino de quem atravessa a vida sem se molhar, como se os efeitos (felizes ou nefastos) escorressem sobre a pele como água sobre as plumas de um pato. Com seus altos e baixos, imagine nossa vida como uma breve passagem por um circuito de montanhas- russas. Quem atravessasse a experiência anestesiado, sem gritos, pavor e risos, teria jogado fora o dinheiro do bilhete. Tenho a ambição, ao contrário, de ajudar meus pacientes a viver de tal forma que, chegando o fim, eles possam dizer-se que a corrida foi boa".

    (Cartas a um jovem terapeuta, Contardo Calligaris, p. 152)

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  5. (mais coragem do que qualidade, diga-se de passagem...)

    Com esse post, você fica nos devendo um outro com o Patativa e o J. Borges, hein?

    Um abraço meu querido!

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  6. Esses poetas populares ou cordelistas
    fascinam pela perspicácia, porque boa parte não teve/tem estudo dito culto.
    Parabéns pela homenagem.
    É sempre salutar visitar um espaço democrático como o seu.
    Juan, aquele abraço.

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  7. Agora me explica como pode ser tao abrangente o seu repertorio? Um beijo enorme, Deia

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  8. quem não está só de passagem no mundo não passa incólume.

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  9. Eis-me aqui... De você espero sempre a versalidade, a diversidade, e sempre vem: adoro o cordel!

    Grande abraço,
    Tânia

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  10. Estes versos de Francisco Otaviano são irresistíveis; sempre estamos voltando a eles: simplesmente perfeitos.

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  11. Lindos versos...realmente essa literatura me encanta, a forma como ele descreve a vida metaforicamente é perfeita.
    Bjs
    Mila

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  12. passagens muito bonitas. O que acho mais interessante no repente, no cordel, nas poesias de rua e em tantas outras também é o processo de criação.

    Já dira Castanha e Cajú: "feito na hora que nem caldo de cana!"

    de repente, uma poesia^^.

    abraço.

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  13. É uma das coisas no mundo que mais tenho admiração. Acho, que nem é pelo encanto da rima, mas, pela sabedoria da prosa solta, tão cheia de verdade e carisma. Isso, em tempo como os atuais, dito: " MUDERNO", ainda me deixa bebada de emoção e com lágrimas nos olhos.

    Um beijo,

    Tâmara

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  14. "De repente um repentista
    a rima de improvisar bem
    sem querer um repentista
    faz prosa com o pouco que tem"
    Plebe Rude.

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  15. Ola! Respondendo seu comentário: "Que presente comprar? P/ mulheres.. "
    Qdo disse p mulheres,quis dizer que o post é para mulheres, ou seja, o que nós mulheres podemos comprar para os homens? rss.. Acho que me expressei mal né?! Não deixe de ler o texto que postei no blog do evento: www.temptationday.blogspot.com
    Obrigada pela visita!
    Bjos!
    =)

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  16. Ah, o cordel! A simplicidade intrigante de quem sabe das coisas só de pisar no chão de terra.

    Maravilha, Juan.

    Obrigada pelo carinho, viu? Ainda ando meio ausente. O computador resolveu descansar um pouco. rsrs Mas sempre que tiver um tempinho venho te visitar.

    Beijoca, querido

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  17. Uma vez fui em uma exposição de J. Borges, mestre na xilogravuras, fazedor de cordel, aquilo me encantaou demais, um trabalho impressionante, arte pura.

    BeijooOs

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  18. Ah, cordel é demais né?
    Uma pena que tão pouco divulgado no sudeste.
    Adorei o blog, muito bonito.

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  19. ah, essa literatura de cordel...brasileiríssima!

    maravilha esse post, juan

    beijos pra ti

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  20. PORQUE SERÁ QUE OS POETAS ASSEMELHAM UMA MULHER A UMA FLOR...FRÁGIL...DELICADA? E PORQUE SERÁ QUE UMA MULHER SÓ PORQUE É MÃE É DIVINIZADA?

    O GALOPE À BEIRA MAR ...O SOL E A PRAIA...HUMMM...DELICIOSO...TODO O POEMA!!!

    BEIJO

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- Chegue diante do quadro sem intenção preconcebida de sarcasmo.

- Olhe para a pintura do mesmo modo como olharia para uma pedra talhada. Aprecie as facetas, a originalidade da formam, a luta com a luz, a disposição da linha e das cores [...]

- Escolher um detalhe que seja a chave do conjunto, fixá-lo por um bom tempo, e o modelo surgirá.

- Nessa última comparação, deixar-se levar até as regiões da mais requintada Alusão.

Max Jacob


Que os vasos se comuniquem!

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